Seja bem-vindo! Hoje é

Jogos Urbanos Indígenas chegam à 6ª edição


No próximo domingo (22), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC), realizará a 6ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas Campo-Grandenses.

O evento, que tem por objetivo desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade indígena, valorizando seu caráter educativo e comunitário, acontecerá no Parque Sóter, a partir das 8h, na capital. Ao todo, dezoito comunidades representarão as etnias Terena, Guarani-Kaiowa, Guató e Kadwell nas competições.

São elas: Feira Indígena, Indubrasil, Jardim Anache, Marçal de Souza, Tiradentes, Dalva de Oliveira, Tarsila do Amaral, São Conrado, Darci Ribeiro, Núcleo Ceramista, São Jorge da Lagoa, Água Bonita, Acadêmico Indígena, Vivenda do Parque, Jardim Aeroporto, Estudante Indígena, Jardim Itamaracá e Estrela do Amanhã.


Nesta quarta-feira (18), foi realizado o congresso técnico da competição, que reuniu representantes de cada comunidade para a definição das chaves e tabela. Mais de duzentos inscritos participarão das modalidades arco e flecha, cabo de guerra, corrida (1500 m/masculino e 800 m/feminino), futebol society, lança e vôlei de praia. A concentração das equipes está prevista para as 8h.

Em seguida, será realizada a cerimônia de abertura do evento, com apresentação de danças tradicionais indígenas e entrada do fogo simbólico. A comunidade fará, ainda, uma homenagem in memorian ao Professor da FUNESP Acir Esnarriaga Albuquerque, que participou ativamente do desenvolvimento dos Jogos ao longo das edições.


Para o presidente da FUNESP, Carlos Alberto de Assis, os Jogos Urbanos Indígenas promovem a integração dos índios com a sociedade, ao mesmo tempo em que reforçam suas raízes e tradições. A competição tem previsão de encerramento às 20h e serão premiados com troféus e medalhas os três melhores classificados em cada modalidade.

Fonte: correiodoestado.com.br

Nenhum comentário: