Seja bem-vindo! Hoje é

Movimento dos Humanos Direitos visita os índios de Camboinhas


Por: Elis Carvalho 23/04/2011

Índios afirmam que aldeia é alvo de representantes de construtora que se diz dona do terreno onde moram, além de homens armados que participariam da ronda

Quatro membros do Movimento Humanos Direitos (MHuD), que tem como propósito atuar na divulgação das causas sociais, realizou na tarde deste sábado uma visita de apoio em solidariedade aos 63 guaranis da aldeia Tekoa Mboy-ty, em Camboinhas. Os índios afirmam que há vinte dias a aldeia tem sido alvo de representantes de uma construtora que se diz dona do terreno onde eles moram, além de seguranças armados que participariam da ronda, tudo isso sem a autorização dos próprios índios.

A atriz e contadora de histórias, Priscila Camargo, afirma que o MHuD, apoiou a tribo no incêndio criminoso sofrido no ano de 2008, e que agora não será diferente.

“Sabemos da importância cultural que essa tribo traz para a cidade, e continuaremos com o nosso trabalho de apoio á eles. É incrível como muitas pessoas não valorizam o trabalho de proteção e preservação que esses índios fazem aqui. Isso deveria ser um orgulho para Niterói, e não uma briga de terras”, acredita.

O local está sob jurisdição do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, mas é ocupado pelos índios há três anos, além de ser protegido no entorno da laguna de Itaipu. Segundo o cacique Darci Tupã, a Fundação Nacional do Índio (Funai) está apurando as denúncias e irá, na segunda-feira, até a tribo para que possam conversar pessoalmente sobre o assunto e encontrarem uma solução.

Além de Priscila Camargo, os atores Ivan Furlanetti, Cássia Reis, e o Padre Ricardo, que também é artista plástico e escritor, estiveram prestando solidariedade à tribo.

“Acredito que a participação de artistas no Movimento é de total importância, pois podemos usar de nossa visibilidade para formar opiniões de maneira positiva”, disse a atriz de teatro Cássia Reis, de 38 anos.


Fonte:jornal.ofluminense.com.br

Nenhum comentário: