Seja bem-vindo! Hoje é

Enfermeira da Aldeia Bananal é um exemplo de determinação


Vistos de forma preconceituosa por alguns segmentos da sociedade, a comunidade indígena tem uma história ímpar de contribuição ao desenvolvimento do município de Aquidauana.

Muitos indígenas superaram a barreira do preconceito e hoje são exemplos de superação e determinação em suas comunidades, conquistando formação em nível superior em diversas áreas.

Um dos exemplos é a enfermeira Rosila Pedro Francisco. Nascida e criada na aldeia Bananal em Aquidauana, Rosila é formada em Enfermagem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e atua no Pólo da Funasa no município de Antônio João.

Aluna de escola pública, Rosila recorda com saudade o tempo em que morava no Bananal. “Tenho muitos amigos aqui. Durante a faculdade eu não vinha para cá com freqüência, pois não tinha dinheiro para a viagem. Além do mais eu estudava de dia e trabalhava a noite, e o que eu ganhava pagava minhas contas e investia em Xérox e materiais da faculdade”, explica.

Durante sua visita ao Bananal, a enfermeira participou das festividades do Dia do Índio e comandou a dança das mulheres. “Sempre participei das danças e manifestações culturais desde criança”, disse. Além da dança, a preservação da língua materna Terena, para ela, deve ser uma das principais bandeiras de luta dos povos indígenas. “Faz parte da nossa identidade”, reiterou.

Sobre a conquista do nível superior em Enfermagem, ela lembra que todos os indígenas tem capacidade, independente da etnia. “Eu sempre digo para meus patrícios, ergam a cabeça e não desistam de seus objetivos. Somos Terena sim, com orgulho, e temos plenas condições de vencer”, enfatiza. Casada e mãe de três filhas, Rosila é filha de Roberto Pedro e Zila Francelino Pedro.

Fonte:aquidauananews.com.br

Nenhum comentário: