Seja bem-vindo! Hoje é

Indenizarão indígenas guaranis na Bolívia

La Paz, 16 nov (Prensa Latina) Vários indígenas guaranis serão indenizados a partir de hoje depois de 30 anos de servidão em fazendas do chaco do estado de Chuquisaca, na Bolívia.

A máxima autoridade da Chefatura Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, Rodolfo Nava, explicou que os beneficiados pela determinação estatal pertencem a essa comunidade originária, assentada no município de Macharetí, província Luis Calvo.

Uma inspeção realizada por autoridades da instância em propriedades privadas da localidade determinou que os guaranis, após 20 e 30 anos de prestação de seus serviços a fazendeiros da região, não gozavam de nenhum dos favores que outorga a Lei trabalhista.

Os originários que receberá desde esta terça-feira sua indenização, se dedicavam ao cuidado do gado nas fazendas localizadas no chaco chuquisaqueño.

O servidor público do Ministério do Trabalho adiantou que se continuarão com as inspeções em municípios de Huacaya, Muyupampa, Huacareta, Monteagudo e Macharetí, para seguir identificando este tipo de caso e ressarcir aos afetados pela exploração dos proprietários.
Fonte:prensa-latina.cu

Nenhum comentário: