Seja bem-vindo! Hoje é

Vídeo Índio Brasil 2010 divulga cidades selecionadas

A terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) vai contemplar pela primeira vez cidades de todos os estados brasileiros. O festival acontece de 31 de julho a 07 de agosto de 2010, quando serão exibidos filmes com temática indígena em mais de cem cidades. Campo Grande (MS) é a cidade sede do evento desde 2008.

As cidades selecionadas para participar do Vídeo Índio Brasil 2010 estão distribuídas entre capitais dos Estados, como Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Vila Velha (ES) e Cuiabá (MT); cidades interioranas e municípios com expressiva população indígena como São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia e Dourados, em Mato Grosso do Sul - confira a lista completa das cidades, em anexo. “É muito interessante termos todos os estados brasileiros inseridos no Vídeo Índio Brasil. Assim vamos conseguir o diálogo com diferentes regiões do país para a discussão da temática indígena”, destaca Nilson Rodrigues, produtor cultural e diretor do evento.

Em Campo Grande, haverá a realização do Seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21” para discutir as novas tecnologias da comunicação e o espaço que o índio tem na mídia brasileira. Também na Capital de Mato Grosso do Sul acontecerá a oficina de audiovisual direcionada apenas a índios. Desde a primeira edição do VIB, a oficina vem sendo realizada para o público.

Além das cópias com os filmes selecionados para a mostra audiovisual, as demais cidades receberão da produção do Vídeo Índio Brasil, temas relacionados ao seminário para debate.

Mostra audiovisual

O Vídeo Índio Brasil 2010 recebeu 80 inscrições de produções audiovisuais com temática indígena feitas por índios, e não índios. O volume de inscritos neste ano é maior do que nas realizações passadas e tem origem em todas as regiões do país. As inscrições para as cidades, e para as produções, estiveram abertas de 10 de abril a 31 de maio.

A curadoria do festival vai divulgar as produções selecionadas para a mostra audiovisual no dia 21 de junho de 2010. A programação selecionada será exibida em todas as cidades escolhidas para participar do VIB em 2010, mais Campo Grande (MS).

Histórico



O Vídeo Índio Brasil nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura. No ano seguinte, o projeto tomou forma e as duas edições realizadas (2008 e 2009) contaram com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), do Fundo Nacional de Cultura. O festival teve ainda apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades.



Serviço - Mais informações podem ser obtidas no site: www.videoindiobrasil.org.br.

Fonte:msnoticias.com.b

Nenhum comentário: