Seja bem-vindo! Hoje é

Índios continuam acampados na Esplanada dos Ministérios


Os indígenas estão no local há cinco meses e insistem em descumprir a ordem judicial que os obriga a manter distância de pelo menos um quilômetro do Ministério da Justiça. “Nós vamos resistir. Se tiver que morrer, se tiver que derramar nosso sangue, vamos fazer isso”, afirma uma índia.

Nesta terça-feira, a oficial de justiça e a procuradora do Ministério Público levaram a determinação judicial, mas não foram bem recebidas e tiveram que ser escoltadas. Os índios permaneceram com paus nas mãos e houve princípio de tumulto. Depois, muita negociação.

Cerca de 70 índios, de 20 etnias, estão acampados no local desde janeiro. Eles cobram do governo a anulação de um decreto que acaba com unidades regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) em alguns estados. Também exigem a troca imediata do presidente da fundação.

“Os postos administram patrimônio indígena, verificam a questão da saúde, da educação, do meio ambiente. Enfim, todos os interesses indígenas. Principalmente os interesses culturais”, destacou o advogado Uarão da Providência.

fonte:g1.com.br

Nenhum comentário: