Seja bem-vindo! Hoje é

Cacique Raoni encontra Chirac

fonte: Globo Amazônia


Raoni Metuktire, líder máximo dos kaiapós, encontrou-se ontem, em Paris, com o ex-presidente francês, Jacques Chirac. Em pauta, um pedido para lá de sério: conseguir apoio político internacional contra a construção da usina de Belo Monte, no Pará. O cacique pretende ainda se reunir com o atual presidente, Nicolas Sarkozy, mas o encontro ainda não está confirmado.

Chirac conhece Raoni de longa data. Tanto que escreveu o prefácio do livro que o cacique está lançando durante sua visita à França (Raoni - Memórias de um chefe indígena). A primeira vez que eles se encontraram foi em 1989, quando o líder indígena foi pela primeira vez à Europa para promover uma campanha em defesa dos povos indígenas da Amazônia.

No início desta semana, numa coletiva de imprensa na França, Raoni Metuktire declarou que está pronto para a guerra contra a Belo Monte. "Já pedi aos meus guerreiros para se prepararem para a guerra e também falei sobre isso com outras tribos do Alto Xingu. Não vamos deixar essa barragem ser construída. Vamos matar todos os brancos que construírem essa barragem", disse ele.

A Belo Monte, só para lembrar, deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. O projeto, de US$ 11 bilhões e que produzirá até 11.000 MW de energia, é cercado de polêmicas, sobretudo quanto aos danos ambientais que irá causar na região e à popula

Nenhum comentário: