Seja bem-vindo! Hoje é

Zeca ouve reivindicações de indígenas para Programa de Governo



O pré-candidato ao governo do Estado, Zeca do PT, sua esposa Gilda dos Santos e outras lideranças do partido cumprem agenda desde ontem na região Sudoeste-Pantanal, em reuniões para colher subsídios ao Programa de Governo que vai defender nas eleições deste ano. Zeca se reuniu com a direção do PT de Aquidauana no fim da tarde de ontem (29) e discutiu a participação do partido na eleição.

Ficou acertado que o PT de Aquidauana vai indicar um candidato a deputado estadual pela região.

De Aquidauana, Zeca seguiu para Miranda e à noite esteve com militantes e simpatizantes na Câmara Municipal. Cerca de 300 pessoas estavam presentes, como o plenário ficou completamente lotado, foi instalado um telão no lado de fora para que todos acompanhassem o evento.

Estavam presentes lideranças políticas do município, como Irineu Ferrari, presidente do PDT; Adalberto Lopes Garrido, presidente do PSB; Osório Marcos Justino, presidente do PSL; Rafael Pinheiro Sampaio, presidente do PV; o presidente da Câmara, Celso Moraes de Souza (PDT), vereadora Juliana Pereira Almeida (PT), Francisco Medeiros, vereador do PSB, a ex-prefeita Beth de Almeida, o deputado Paulo Duarte, Agamenon do Prado, representando o presidente do PT, Marco Garcia; ex-prefeito Felipe Orro, de Aquidauana (PDT).

Ponto alto do encontro foi o pronunciamento de Dona Gilda Gomes, pré-candidata a suplente de senadora pelo PT. Ela destacou as pré-candidaturas da ministra Dilma, de Zeca, Delcídio e Dagoberto, considerando uma chapa fortíssima e afinada com os anseios das mulheres e de todas as pessoas.

Gilda usou uma metáfora para descrever o papel do presidente Lula. Às vésperas da Copa do Mundo, ela lembrou que Lula é o grande técnico do Brasil. “Muitos duvidavam que um analfabeto faria tanto pela educação, que teria reconhecimento e destaque nacional, e agora o Lula nos surpreende com sua sensibilidade ao lançar uma mulher para sucedê-lo, o que mostra que o país vive um momento de mudanças e profundas transformações”.

Aldeias
Hoje pela manhã, Zeca e Gilda percorreram o complexo de cinco aldeias na zona rural de Miranda. Em todas as aldeias o grupo foi recebido pelas lideranças. Com um caderno, Zeca anotava todas as queixas e pedidos. Os indígenas ainda reclamam muito dos tratores, que foram “dados” e depois retirados das aldeias. Segundo os caciques, aquelas aldeias deveriam receber cinco tratores, todos comprados com recursos federais. Entretanto, ao invés de repassar o maquinário aos indígenas, o governo preferiu repassar às Prefeituras. Acabou indo apenas um trator para atender as cinco aldeias, e ainda com convênio de apenas dois anos. Os indígenas denunciam que os demais tratores estão sendo utilizados pelas prefeituras para outra finalidade, como a coleta de lixo urbano.

A questão da terra foi colocada, principalmente em relação ao núcleo indígena “Mãe Terra”, onde vivem 60 famílias em condições precárias. Os indígenas reclamam que ali não há nem água tratada. Solicitaram a intervenção de Zeca do PT junto aos órgãos federais para resolver esses problemas.

Entre as lideranças que receberam Zeca, Gilda e a caravana do PT, estavam os caciques João Candelária, da Aldeia Argola; cacique Joãozinho, Jorge Silva, Adilson Antunes, Zacarias, Antônio, professores Sérgio e Elvis.

Agenda
Ainda pela manhã, Zeca segue a Bodoquena, onde participa de ato às 16h, na Câmara Municipal, de ato com militantes do PT e partidos aliados; no início da noite (18h) já estará em Bonito, para outra reunião política. Pernoita em Bonito e no sábado vai a Corumbá, onde além de participar do Festival América do Sul, assiste ao jogo do Corumbaense contra o Chapadão, ao lado do prefeito Ruiter Cunha, no estádio Artur Marinho. No domingo Zeca vai a Maracaju prestigiar a Festa da Linguiça, na segunda-feira segue a Ponta Porá para recepcionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Fonte:agorams.com.br

2 comentários:

iracema forte caingang disse...

Oi querido,seja bem vindo,gostei muito do seu blog.Tudo de bom para voce e os Terena.

Ronildo Terena disse...

Ki bom que gostou!
fico feliz por isso!
tbm adorei seu blog!