Seja bem-vindo! Hoje é

Kuarup: A ultima viagem de Orlando Villas Boas






Por Macario Gomes de Campos Neto

Publicado originalmente no blog http://www.macariocampos.blogspot.com

Mais do que uma homenagem a Orlando Villas Bôas e seus irmãos esta exposição é uma bela maneira de relembrar, e mostrar aos jovens a importância do trabalho por eles realizado, tanto que Orlando foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz por Julian Huxlei e Claude Lévi-Strauss.

Se não fosse o trabalho de toda a vida dos irmãos Villa-Boas, hoje na divisa do Planalto Central com a Amazônia teríamos um deserto, com a terra exaurida por pastagens e plantações de soja ou cana de açúcar.

Contrariando interesses dos militares e dos grilheiros latifundiários, criaram o Parque Indígena do Xingú, onde mais que integrar os índios, preocuparam-se em preservar a cultura, o modo de vida e o idioma dos verdadeiros donos da terra.
Fonte: macariocampos.blogspot.com

Hoje já é possível avaliarmos os resultados deste trabalho, que em grande parte foi realizado na minha geração, mas penso que o verdadeiro reconhecimento virá no futuro onde os cidadãos do mundo poderão contar com um verdadeiros tesouros, que serão os Parques Nacionais Indígenas, criados pela inspiração destes verdadeiros heróis da humanidade.

A mostra é um documentário do Kuarup feito em homenagem a Orlando Villas Bôas pelos índios da reserva em 2003 logo após sua morte, exibido em uma réplica de oca onde estão as fotos de Renato Soares da cerimônia, tem também fotos dos momentos principais de sua vida e os objetos pessoais de Orlando.

Abaixo das imagens, em alta definição, fornecidas pela divulgação, o “press-realese” da Caixa Cultural.

3 comentários:

Macário Campos disse...

Bom dia.
Fiquei lisonjeado em ter meu texto aqui reproduzido, ficaria mais se tivesse recebido o crédito.
Mostre que além de culto é elegante, citando as fontes de sua pesquisa.
Adorei seu blog.

Macário Campos disse...

Me desculpe a mensagem anterior, só agora percebi os créditos.
Abraços,

Ronildo Terena disse...

Reproduzi seu texto juntamente com os créditos, nos dias atuais devemos mostrar respeito com trabalhos alheios, que bom que gostou do blog, se tiver qualquer outro texto e/ou opinião relacionado a temática indígena me envie que ficarei feliz em colocar no blog, é claro, juntamente com os créditos.