Seja bem-vindo! Hoje é

Indígenas da Guatemala solicitam aprovação de Lei de sítios sagrados

Guatemala, 8 abr (Prensa Latina) Organizações indígenas guatemaltecas solicitaram hoje ao Congresso da República a aprovação de um projeto de Lei sobre a conservação de sítios sagrados.

Os demandantes são membros de grupos de ajqijab (guias espirituais maias), representados na Comissão para a Definição dos Sítios Sagrados, adscrita à Secretaria da Paz, indicou o diário local Prensa Livre.

Segundo explicaram, o regulamento garantirá o reconhecimento, respeito, dignificação, uso, conservação, administração e acesso ao patrimônio cultural, bem como a conservação dos recursos naturais dos povos indígenas ante os efeitos da mudança climática.

"A aprovação da lei de sítios sagrados permitirá dar um passo importante na construção de um verdadeiro Estado pluricultural, multiétnico e multilingue", afirmou Felipe Gómez, coordenador da referida comissão. Também, afirmou que a iniciativa estancada no Congresso está fundamentada na Constituição, na Lei Marco dos Acordos de Paz, no Convênio 169 da Organização Internacional do Trabalho e na Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural.

A petição foi respaldada pelo embaixador itinerante dos povos indígenas, Cirilo Pérez Oxlaj, quem recordou que outras expressões religiosas na Guatemala contam com espaços próprios.

Por sua vez, o deputado Walter Félix, presidente da Comissão legislativa para a Paz e o Desminado, lamentou que até hoje não se tenha aprovado no Parlamento nenhuma iniciativa em benefício os povos originários.

A respeito, pediu aos deputados maior compromisso com a proposta 3835, Lei de Sítios Sagrados dos Povos Indígenas.

fonte:informativalatinoameriaca.com

Nenhum comentário: