Seja bem-vindo! Hoje é

4 entre 10 índios usam drogas


Projeto de Formação de Lideranças Indígenas quer prevenir o uso de tóxicos entre os indígenas do Brasil

Nada menos do que quatro em cada dez índios brasileiros têm envolvimento com drogas, principalmente o álcool. Na tentativa de barrar essa triste realidade do País, foi lançado - na manhã de ontem, na sede do Programa Quatro Varas, no Pirambu - o Projeto de Formação de Lideranças Indígenas em Terapia Comunitária, Massoterapia e Técnicas de Resgate da Autoestima Indígena.

A pesquisa - recentemente concluída e anunciada em primeira mão ontem - que traçou o perfil dos indígenas foi encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) da Presidência da República e coordenada pela Universidade Federal de São Paulo. Envolveu 1.500 indígenas de 11 etnias distribuídas por todas as regiões do Brasil.

Para o titular da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, o problema é dos mais graves. "O álcool é apenas a porta de entrada para outras drogas como a maconha, o crack e a cocaína. A partir daí, surgem outras questões relacionadas, como a violência. Outro fato apurado pela pesquisa: a metade dos entrevistados gostaria de encontrar ajuda para fugir do vício. Temos certeza de que o uso dessa metodologia surtirá o efeito desejado", aposta o general.

Além da entidade, são responsáveis pelo lançamento do projeto a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e o Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará (Programa Quatro Varas).

De acordo com o professor da UFC Adalberto Barreto, doutor em Psiquiatria e Antropologia e coordenador técnico do convênio, desde 2004, a Senad, a Funai e a UFC vêm desenvolvimento projeto de atenção às comunidades indígenas com vistas a prevenir o uso de drogas.

Projeto-piloto

Seu trabalho superou fronteiras e ganhou o reconhecimento da comunidade científica. Agora, a experiência iniciada no ano de 2004 contra as drogas vai ser utilizada oficialmente pelo Governo Federal.

ENQUETE
Iniciativa bem-vinda

"O projeto é de suma importância para fortalecermos os laços fraternos dentro da nossa comunidade"
Gerdion Santos do Nascimento
35 anos
Cacique Pataxó

"Sabemos de todas as necessidades dos indígenas. Portanto, esta iniciativa é primordial para o nosso povo"
Fátima Castro Lima
55 anos
Terapeuta Comunitária

FERNANDO MAIA
REPÓRTER
Fonte:diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário: