Seja bem-vindo! Hoje é

Vacinação se inicia com índios e médicos

Índios e profissionais da saúde serão os primeiros a se imunizar contra a gripe A. A maior campanha de vacinação empreendida pelo Ministério da Saúde começará segunda-feira e se estenderá por três meses.

Os demais grupos serão convocados a comparecer a um posto de saúde a partir de 22 de março. A meta é imunizar, pelo menos, 80% de 91 milhões de pessoas. O objetivo da vacinação não é conter o vírus da gripe pandêmica, mas proteger os grupos mais vulneráveis, que têm mais chance de desenvolver a doença respiratória grave e morrer.

A partir de segunda-feira até 19 de março, somente os trabalhadores de serviços de saúde que atuam na linha de frente e indígenas que vivem em aldeias serão imunizados. Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados por agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde. Cada Estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população, os locais e os horários de vacinação.

– Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização – disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta às datas das outras quatro etapas (veja cronograma acima). A partir de 22 de março, a vacina estará disponível para grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses até dois anos. As crianças de seis meses até dois anos vão receber uma dose de vacina dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, mesmo sem problemas de saúde, devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril.

A última fase ocorrerá de 10 a 21 de maio e é voltada a adultos saudáveis de 30 a 39 anos.

Fonte:zerohora.com.br

Nenhum comentário: