Seja bem-vindo! Hoje é

Encontro Etnoeducacional na Área Xavante



Aconteceu dias 25 e 26 de fevereiro de 2010 em Água Boa, um importante encontro entre lideranças Xavante, MEC, Secretaria Estadual de Educação, FUNAI, e Secretarias Municipais de Educação da região que possuem escolas indígenas Xavante.

Neste encontro foi criado o “Território Etnoeducacional Xavante”. Este foi o 5º território criado no Brasil. Ainda existe a proposta de criar mais 16 territórios etnoeducacionais onde existem comunidades indígenas. O Território, tem uma Comissão composta por 1 titular e 1 suplente do: MEC, FUNAI, SEDUC, Secretarias Municipais de Educação (dos 13 municípios integrantes) e 1 titular e 1 suplente de cada terra indígena Xavante...
Essa Comissão (Colegiado) tem a função de planejar de forma articulada as ações de educação escolar indígena para atender as necessidades específicas do povo indígena, no nosso caso, o povo Xavante. Portanto, o Colegiado é um lugar de decisão da política (pacto político) das ações educacionais indígenas. Por exemplo: O MEC disponibiliza recursos para construção de escolas indígenas para o Território Etnoeducacional Xavante. Então, a Comissão decide onde é prioritária a construção destas escolas, quais as comunidades indígenas que necessitam e, assim sucessivamente...

O Colegiado se reunirá 3 ou mais vezes por ano e irá elaborar um Plano de Ação que contemple a educação indígena especialmente nos seguintes aspectos: construção de escolas, formação de professores, produção de material específico, transporte escolar, alimentação escolar e educação básica.

Do município de Água Boa fazem parte deste Colegiado como representante da Secretaria de Educação Edilson Pedro Spenthof (titular), Lino Schaefer (suplente) e representante da Terra Indígena Areões: Anderson Siruia da Aldeia Tripá.

Fonte:.aguaboanews.com.br

Nenhum comentário: