Seja bem-vindo! Hoje é

Cultura indígena na Expoagro Afubra 2010


Pelo quinto ano consecutivo, está presente na Expoagro Afubra o índigena Kolinã Terena, da Associação dos Povos Indígenas. Com sede em Santa Maria, a associação reúne tribos de várias partes do Brasil e comercializa os produtos oriundos destas aldeias. Kolinã traz à feira artesanato indígena produzido pelas tribos Caingangue, de Tenente Portela, e Guarani, de Salto do Jacuí.

A Associação também comercializa chás e 38 tipos de ervas medicinais, além de coquetéis como o da flor da Amazônia, o Energético Terena, o Óleo de Copaíba e o Rapé. Os compostos servem como antiinflamatórios, desentoxicantes, energéticos e para problemas de rins, sinusite, entre outros.

Os chás e ervas medicinais são produzidos pelos índios Terena da Aldeia de Taunai no Mato Grosso do Sul. Além de comercializar o produto, Kolinã também faz pequenas palestras ao longo do dia, onde explica o uso correto das plantas e seus benefícios. Quem quiser conferir o trabalho dos índios pode encontrá-lo na área de eucaliptos em frente à casa do Mutualismo, no Parque da Expoagro Afubra.

fonte: gaz.com.br

2 comentários:

Teresa Fidalgo disse...

Deve ser fantástica essa Expo...
A cultura indígena fascina-me por todos os conhecimentos que ela comporta.
Ficarei, cá por Portugal, atenta às notícias que me vão sendo transmitidas por este blog.

Ronildo Terena disse...

A cultura indígena é memo fascinante, são várias facetas, olhares, cores, conhecimentos e cosmologias extraordinárias, que as vezes se encontram obsoleto. Eu ficarei aki fazendo o possível para transmitir o que estiver ao meu alcançe.