Seja bem-vindo! Hoje é

Uneb inicia primeiro curso superior para indígenas na Bahia

Salvador - A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) deu início ao curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei), ação pioneira no ensino superior da Bahia. A aula inaugural foi realizada, na noite de segunda-feira (30), no teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.

Participaram do evento, 60 indígenas de 14 etnias de todo o estado, além de gestores da Uneb, do Governo do Estado e da Fundação Nacional do Índio (Funai), professores e estudantes.

O curso, com duração de quatro anos, conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e recursos do Ministério da Educação (MEC), no valor de R$1,9 milhão.

A licenciatura oferece 108 vagas semestrais, divididas entre os campi da universidade em Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. Aproximadamente 400 indígenas concorreram ao vestibular para ingresso nessa primeira turma, realizado em março deste ano.

O projeto do curso foi desenvolvido pela Uneb, com participação de comunidades e associações indígenas da Bahia e órgãos públicos parceiros. Atualmente, apenas os estados de Mato Grosso, Acre e Amazonas oferecem cursos de nível superior para indígenas.

Nenhum comentário: