Seja bem-vindo! Hoje é

Comitê Intertribal abre os Jogos Indígenas em Paragominas






Idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas, Marcos Terena abriu oficialmente na manhã deste sábado (31), em coletiva à imprensa realizada no Espaço Cultural de Paragominas, a décima edição do evento. Os jogos devem reunir mais de 1,3 mil índios de várias etnias, representando todo o país, que chegam à cidade em ônibus lotados.

Seundo Terena, os povos indígenas têm nos jogos um momento de celebração, mas também de continuação da luta pela valorização de sua cultura. "Nós vamos lutar para usarmos a cor verde que simboliza a nossa floresta e a nossa diversidade nos jogos olímpicos do Brasil. Vamos exigir que a Nike faça tênis de borracha que não afeta o meio ambiente", disse ele, que dirige o Comitê Intertribal, organização não governamental que promove os jogos.

O vice-presidente do Comitê, Lísio Lili Terena, defendeu a manutenção da cultura indígena. "O estado nacional (no governo militar), com sua estratégia homogeneizadora, queria nos colocar à margem do processo. Mas nós sobrevivemos e estamos aqui para dizer que estamos vivos", declarou.

Para Lísio, os indígenas são povos puros, não são "sobrantes de outras culturas", e importantes para a preservação do meio ambiente. "Hoje, o estado já reconhece a nossa importância na preservação, mas nem sempre foi assim. Se nós estamos aqui é porque não desistimos e lutamos", frisou, num discurso contundente em defesa de seus hábitos e costumes, mas sem exaltação.

A secretária nacional de Desenvolvimento do Esporte, Rejane Penna, informou que o Ministério dos Esportes apoia ações que preservam a diversidade cultural e ressaltou a importância de eventos como os Jogos dos Povos Indígenas: "A gente discute muito a lei de incentivo ao esporte, mas se esquece de como é difícil ter apoio para esses eventos. Por isso, a importância do patrocínio da Eletrobras e da Caixa Econômica".

A cerimônia de abertura será às 17 horas deeste sábado no Parque Ambiental de Paragominas, onde está montada a arena olímpica para a realização dos jogos até o próximo dia 7 de novembro.

Elielton Amador - Secom

Fonte: agenciapara.com

Um comentário:

elaene disse...

oi pessoal,conhecir algumas pessoas da etinia terena sao pessoas maravilhosas.
estamos com saudades(paragomineses)podem voltar um dia.
valeu por me mostras algumas coisa que eu nao sabia.



bjoxxx a todos saudades ficaram.


valeu



elaene