Seja bem-vindo! Hoje é

Feira do Livro Indígena traz cultura indígena para população cuiabana


Por:Lucas Bólico
www.olhardireto.com.br


A Feira do Livro Indígena de Mato Grosso, que estreou nesta terça-feira (6) na praça da República, traz à população cuiabana a cultura indígena de forma gratuita. E a feira do livro não se limita à literatura. Estão incluídas diversas atividades culturais, como pintura corporal, artesanato, música, filmes e muito mais.

O escritor Ailton Krenk, da nação indígena Krenk, diz que a iniciativa é ótima. Ele conta que foi muito bem recebido em Cuiabá, sem passar por discriminação ou constrangimento algum. Para ele, um dos pontos altos da feira são os debates literários de alto nível. Apesar das aparentes diferenças, Krenk diz não ver barreiras culturais entre brancos e índios, mas sim uma boa aceitação do multiculturalismo.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
A feira expõe livros feitos sobre índios e livros feitos por índios. No estande da Secretaria de Educação do Estado, ambos podem ser encontrados, porém apenas para exposição. Jorge Xavier, um dos responsáveis pelo estande, acredita que cada vez mais, índios estão se inserindo no ‘mundo dos brancos’, e uma feira que expõe a cultura indígena de forma gratuita à população ajuda a romper preconceitos e quebrar paradigmas.

Além das obras literárias, ainda há espaço para artesanato indígena. O rústico e o moderno, o indígena e o urbano se encontram, por exemplo, no porta pen drive feito de forma artesanal em formato de tatu.

O Programa ‘Artíndia’ também está marcando presença na feira. O projeto, que é uma oficina de arte brasileira, ralizado em mais de 200 aldeias indígenas está com suas obras expostas e à venda.

As lembranças da feira podem ser levadas não só na mente ou por meio de mercadorias, mas também na pele. Tatuagens de rena, ao estilo indígena também podem ser feitas na feira.

Nenhum comentário: