Seja bem-vindo! Hoje é

Audiência entre índios e Famasul será na 3ª Vara Federal da Capital

A audiência de conciliação entre indígenas Terena e fazendeiros para discutir impasse em Sidrolândia será na 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande. O tema principal a ser debate é com relação à ocupação da querência São José, que ocorre desde o dia 17 de outubro. O objetivo é encontrar uma solução pacífica. O encontro será no dia 5 de novembro.

Na semana passada, índios (representantes de nove aldeias) e membros da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) foram a São Paulo (SP), sede do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), para sensibilizar os desembargadores do tribunal das dificuldades que vivenciam em seu local de origem devido aos conflitos com fazendeiros, que já se estendem por alguns anos.

Os Terena da região praticam a agricultura voltada para subsistência, com a plantação de milho, mandioca e batata-doce.

Outras duas fazendas, 3R e Cambará, haviam sido ocupadas, mas já foram deixadas após acordo firmado entre índios e fazendeiros, na sede da Famasul, em Campo Grande, em encontro inédito – em que, pela primeira vez, indígenas e representantes de fazendeiros teriam conversado frente a frente, sem intermédio do Ministério Público ou da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Nenhum comentário: