Seja bem-vindo! Hoje é

UFGD a melhor universidade de Mato Grosso do sul!

UFGD conquista novamente primeira colocação de MS em indicadores de qualidade

Instituição recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5; a maioria do país obteve nota 3
UFGD conquista novamente primeira colocação de MS em indicadores de qualidade

O IGC 2008 torna público os indicadores de qualidade de 2 mil instituições brasileiras; em MS 37 foram avaliadas.

Pela segunda vez, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ficou com a primeira colocação de Mato Grosso do Sul dentro do quadro de indicadores de qualidade dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em todo o Estado, foram avaliadas 37 instituições públicas e privadas e o resultado final da UFGD, que é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5), foi de 329 com conceito 4.

O IGC 2008 torna público os indicadores de qualidade de 2 mil instituições brasileiras. A maioria – 884 – obteve nota 3, numa escala de 1 a 5, o que 3 é considerado satisfatório. Entre as 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3. Nesse âmbito, a UFGD ficou com pontuação entre importantes universidades como as universidades federais de Brasília (UnB), de Juiz de Fora, Uberlândia, Paraná, Santa Catarina, São Carlos e Santa Maria, as estaduais de Londrina, Maringá e Rio de Janeiro, e algumas privadas como a PUC do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O IGC é válido para todas as universidades, centros universitários e faculdades do país e indica a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição, que tem como base o desempenho dos estudantes no Enade, o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.

É bom lembrar que o IGC 2008 atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008. Ano passado, a UFGD teve como resultado valores contínuos de 323 e conceito 4, ficando também na frente de todas as outras instituições públicas e privadas de ensino superior de Mato Grosso do Sul.

A proposta do Ministério da Educação é divulgar anualmente o IGC cumprindo, assim, a função de diminuir as distâncias entre instrumentos de avaliação objetivos e as visitas in loco de especialistas às instituições.

Fonte: www.ufgd.edu.br

Nenhum comentário: