Seja bem-vindo! Hoje é

PT de MS apóia demarção

O Partido do Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, lançou uma nota, em que reconhece o direito da posse da terra pelos indígenas, no então conhecido conesul de Mato Grosso do Sul, e repudia a falta de informação vinculada nos nos meios de comunicação, fazendo com que a população, tenha uma certa hostilidade com as comunidades indígenas, veja a nota :

NOTA PÚBLICA

1. No momento em que a questão das demarcações das Terras Indígenas no Mato Grosso do Sul, em especial a dos povos Guarani e Kaiowá, volta à pauta política, o Partido dos Trabalhadores reafirma o seu compromisso histórico e solidariedade com a luta pelo reconhecimento e garantia dos direitos destas populações.

2. O PT tem plena consciência da complexidade desta questão, mas entende que o ponto de partida para avançarmos na construção de uma saída pacífica, é reconhecer e respeitar o direito de usufruto das comunidades indígenas de suas terras ancestrais.

3. O PT repele todo tipo de campanha, que ao fim e ao cabo, contribui para desinformar, assustar e provocar a confusão junto à população sobre as demarcações em estudo.

4. O PT apóia a continuidade imediata dos trabalhos de identificação e demarcação, bem como o processo em curso, coordenado pelo Ministério da Justiça, com vistas a viabilizar alternativas que levem a ressarcir os detentores de boa fé de títulos de propriedade incidentes nas terras indígenas.

5. O partido entende que é necessário tratar a questão assentado na mais serena capacidade de diálogo, considerando os legítimos direitos de todos os envolvidos, estabelecendo, porém, como prioridade neste momento histórico a necessidade de se resgatar a dívida social que o Estado brasileiro tem com os povos indígenas.

Campo Grande-MS, 6 de julho de 2009.

Executiva Regional do PT/MS

Setorial Indígena do PT/MS

Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT

Núcleo Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do PT.

Nenhum comentário: