Seja bem-vindo! Hoje é

Contribuições dos Povos Indígenas para o Brasil

Embora a história não aponte contribuições afetivas das etinias indígenas na formação da nação, um erro causado pelo fato dos "desbravadores", tal como Colombo e Cabral, considerarem esses povos sem cultura, sem "civilização", ou qualquer outro tipo de progresso material, nós contribuimos muito mais a eles(brancos) do que eles a nós.

Ensinamos a quem nos escravizou cruelmente a sobreviver em várias situações na selva, muitos serviram de guia nas explorações, nossos antepassados estavam na história do país constantemente, ajudando a manter as terras longe dos invasores, também na mão-de-obra, nas expansões agrícolas e extrativistas.

Ajudamos na formação sócio-cultural do povo brasileiro emprestando nossos traços na miscigenação com o branco e o negro, não apenas no sentido biológico, mas fazendo parte da formação religiosa e cultural, nossa culinária até hoje é apreciada por aqueles que nem mesmo sabem que os primeiros a experimentar certas iguarias foram e são nossas.


Passando ainda para um aspecto mundial, a tradicional medicina indígena hoje é valorizada, aceita por profissionais renomados, uma arte milenar que pareceu ser esquecida ou renegada por séculos, usando uma série de combinaçoes, segundo pesquisas recentes, antes mesmo da medicina moderna descobrir as ervas compostas.


Sem sombra de dúvidas uma das maiores contribuições para o mundo é a preservação de uma biodiversidade imensa em nossas reservas, quando hoje em dia tanto se fala em aquecimento global e seu impacto sobre o homem, as terras indígenas são verdadeiras matas verdes, resaltando a utilização da terra sem maltratá-la ou degradá-la.


É preciso rever o conceito que todos os índios são coitados, sem cultura, ou ainda bêbados e vagabundos. Precisamos nos lembrar que somos agentes constantes, formadores da história deste nosso país, e que se não fossem os tais "civilizados" homens brancos ter invadido o nosso espaço, seríamos donos absolutos desta terra, como de fato somos, mesmo sem o conhecimento político ou de pessoas que aqui habitam, que invadem nossas espaços , em busca de madeiras nobres, ouro, terras para a expansão agropastoril.

8 comentários:

Anônimo disse...

os índios tiveram uma enorme contribuição para nossa cultura,infelizmente muitos não dão valores a eles.

Anônimo disse...

os índios tiveram uma enorme contribuição para nossa cultura,infelizmente há aqueles que não dão valor.

Anônimo disse...

ACHEI MUITO INTERESSANTE VALEU PELA AJUDINHA!

Fabyanne disse...

me ajudou muito a pesquisa ao qual estava fazendo, mais tmb fiquei muito triste em saber que muitos brancos ainda nao dão a vocês o valor merecido. tendo em vista a enorme contribuição que deram, tanto na agricultura, como na culinária, em remedio medicinais que são usados por muitos e pela propria medicina como foi dito. torço pra que isso um dia quem sabe venha mudar!!

Anônimo disse...

legal gostei o que vc disse

Feeh Campos disse...

heei, eu nasci em Dourados, morava no Pq Alvorada, mas agora mudei para Campo Grande!Gostei muito do seu blog!!Bjus

Anônimo disse...

Cara gostei bastante desse texto eu fico cismado pq os indigenas tiveram VARIAS contribuições e tanto para o Brasil quanto para os brancos. E NENHUMA dessas contribuições foram reconhecidas!!

Anônimo disse...

^_^