Seja bem-vindo! Hoje é

Eleições para Capitão na Reserva Indígena de Dourados

O movimento da eleição para a escolha do novo Capitão da aldeia de Dourados começa com grandes espectativas, pois a figura do futuro Capitão norteará um novo rumo aos moradores da aldeia Jaguapiru, o seu cargo tem duração de 4 anos e a eleição será no mês de Agosto, mas ainda não tem data definida.


A RID (Reserva Indígena de Dourados) está situada ao norte da cidade de Dourados, criada com o nome de Posto Indígena Francisco Horta, em Setembro de 1917, através do Decreto Estadual n 401, sua área é equivalente a 3.600 halqueires, atualmente três aldeias integram a RID são as aldeias: Panambizinho, Jaguapiru e Bororó, sendo que a última não exerce o sistema de eleições para a escolha de Capitão a vários anos.


É importante salientar que a figura do Capitão foi introduzida pelo SPI que antecedeu a criação da FUNAI, e passou a representar uma comunidade indígena diante da sociedade nacional. Alguns pré-candidatos já estão fazendo projetos para serem apresentados na primeira reunião que acontecerá na Escola Ramão Martins, localizada na Jaguapiru, e posteriormente os pré-canditados irão procurar o apoio da comunidade e caciques.


Dentro da Jaguapiru existem três etnias: Terena, Guarani do sub-grupo Caiua, Guarani do sub grupo Ñhandeva, o futuro Capitão terá muito trabalho a ser realizado, algumas áreas são de suma importância como: Educação, saúde, segurança, combate ás drogas, desnutrição infantil e principalmente uma postura firme nas demarcações de terras indígenas no cone sul de Mato Grosso do Sul, este último tem encontrado dificuldades em pleitear a favor das terras indígenas.

Nenhum comentário: