Seja bem-vindo! Hoje é

19 de Abril

Dia do índio, comemorado em todo o território nacional, é um significado relevante no cotidiano de cada indígena, desde o período pré-cabralino, até os dias atuais são mais de 500 anos. Há o que comemorar?
No dia 19/04/09, nas aldeias de Dourados, muitos festejaram esta data; Na aldeia Jaguapiru, a comunidade Terena, juntamente com a etnia Guarani e Kaiwa celebraram esta data, que teve inicio as 10:00hs da manhã com as falas do, Hélio Nimbu (pastor da Igreja Indígena), Fernando de Sousa (representante da Saúde Indígena), Genivaldo da Silva Ferreira (representante dos acadêmicos indígenas da UEMS), Aurélio Bonato (vereador de Dourados-PDT) e Esaú Mamede( coodenador de Assuntos Indígenas da prefeitura de Dourados). Em seguida deu-se inicio as apresentações culturais com a dança feminina terena, popularmente conhecida como dança do sabiá, logo após a dança masculina Terena, a dança do bate-pau, além das apresentações esplanou-se os seus significados na cosmologia Terena e a importância de preserva-la nos dias atuais.
Esteve presente durante a esplanação o Prefeito de Dourados, Ari Artuzi juntamente com o secretário de governo e sua acessoria. Ari Artuzi resaltou as obras que estão sendo feitas nas aldeias de Dourados nas áreas da educação , saúde, assistência social, segurança, mesmo com o clima de tensão entre produtores rurais e indios sobre a possível demarcação de terras Guarani/kaiwa no cone sul, de Mato Grosso do Sul.
Mais de 500 anos se passaram, as nossas terras são espoliadas, nossas crianças morrem de desnutrição, nossos jovens se suicidam, nossos velhos anciões perdem a esperança de dias melhores, nossos xamãs se colocam em pranto profundo e lamentam a calamidade e o caos que chegou nas aldeias. O dia 19 de Abril ganha um novo significado, de lembrar os nossos líderes e caciques que já se foram e o de ser conciêntes que a nossa propria existência como etnia. é a consequência da luta e resitência de nossos antepassados, um motivo de orgulho para todos os indígenas de diferentes etnias do nosso Brasil!!!!